8 de dezembro de 2013

A TEMIDA TRANSIÇAO!

Oi oi minhas meninas e meus meninos, tudo bem??

Eu sei, podem reclamar! Essa semana andei super³³³³ sumida, mas tenho justificativas!! Semana final da faculdade (aquela correria louca) e pra piorar meu note tá doido e não aceita a net lá de casa (terei que formatar). Então, me desculpem!! 

Mas hoje estou aqui pra falar de uma fase muito importante àqueles que decidem abandonar os processos químicos e voltar a assumir seus cabelos naturais. Sim, me refiro à temida Transição

Por que falar disso? É uma fase muito delicada e que, em geral, precisa de uma decisão firme daqueles que decidem passar por esse processo. Também já passei (apesar da minha ter sido relativamente light) e sei o quanto o apoio e o conhecimento de outras pessoas que também passaram  por isso é importante. Como conheço algumas pessoas que estão passando por esse processo e como sempre recebo perguntas sobre como eu passei por ele (porque sim, é uma fase e vai passar!), decidi fazer esse post e compartilhar esse momento de minha vida com vocês!

Sim, o post é grande (juro que eu tentei resumir ao máximo, sorry!), mas pela importância dele peço um tititinho do seu tempo! Ainda que você não esteja passando por esse período, sempre dá pra ajudar e apoiar quem deseja enfrentá-lo!

Quando criança tinha grandes cachinhos, mas queria mesmo eles alisados. Ficavam com muito volume (o que na época eu achava ser algo ruim) e meio sem definição porque minha mãe não tinha idéia de como cuidar (o cabelo dela é ondulado). De tanto insistir (e olhe que sou bem chata) consegui convencê-la a alisar meus cabelos, na época devia ter uns 8 ou 9 nove anos, não lembro ao certo. Molhado ficou lindo, mas quando secou.. parecia uma palha de ressecado e não ficava nada legal.

Por achar que não havia outra opção eu continuei alisando, maltratando e odiando meu cabelo. Passei muita vergonha, ficava muito feio. Teve uma época que ele ficava beeem frisado, mas não era aquele afro bonito, era danificado, feio. 

Alisei meu cabelo por mais de 10 anos. Em 2010 foi o tempo em que ele ficou mais 'bonito'. Nessa época já achava lindo cabelos cacheados, mas pensava "em mim não vai ficar bom" ou "o meu não é tão bonito".. na verdade, eu nem lembrava mais de como era o meu cabelo. Foi quando decidi cortar meu cabelo em Chanel. Amei. Deu mais vida àquele cabelo que eu já achava sem forma. O que me levou a cortar? Uma personagem da (diva) Camila Pitanga, em uma novela que não lembro o nome, que usava uns cachinhos abertos com este corte. Sonhei que tinha o cabelo similar ao dela, só que com outra textura de cachos (mais parecidos com os meus) e adorei.

















Meu namorado me apoiou muito e confesso que o apoio de quem a gente ama é importantíssimo. O dele foi fundamental! Me presenteou com um babyliss e a partir de então parei de fazer química e apenas modelava os cachinhos. Percebia que continuava danificando o meu cabelo, então intensifiquei o cuidado, a hidratação, nutrição e reconstrução dos fios.

Sim, os primeiros 5 dedos de cabelo que nascem após a parte alisada são os piores! rsrs

Mas, acredite, depois você vai passar a reconhecer o seu cabelo! Foi assim comigo e com a maioria das pessoas que já passou por isso.

Passei uns dois anos nessa e sempre aparava as pontas. Assim enfrentei o período de transição. Como assumi os meus? Bom, uma vez tinha acabado de lavar os cabelos quando uns amigos chegaram. Claro que não tinha noção de como arrumá-los, nunca tinha sequer ouvido falar sobre fitagem. Mas recebi vários elogios, afinal ninguém conhecia o meu cabelo natural. Fui super incentivada a parar de usar babyliss (confesso que já tava super cansada de usar porque é um trabalhão), então busquei vídeos e dicas na net

Conheci a fitagem, o cronograma e hoje tenho o maior orgulho dos meus cachinhos. Amo o volume deles e, ao contrário do que é dito na maioria das revistas e matérias, não preciso "domá-los" e não há nada de errado com eles!


















Tenho o maior orgulho de ser cacheada, de ter um cabelo diferente a cada lavagem e de poder ajudar outras pessoas que passam pelo que já passei!


Mais uma vez: Essa fase vai passar! Confie, persevere e saiba que você é lindo(a) do jeito que Deus te fez!



É isso, espero ter ajudado e que você também possa enfrentar essa fase ou incentivar alguém que esteja passando por ela (o apoio é fundamental)!


Beijo beijo!

7 comentários:

  1. realmente, sao fofos seus cachos . . . e na foto que vc esta de babyliss, que lindissima . . .
    Bjoss
    Carol
    prosaeperfume.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Carol!! Hoje eu e eles nos entendemos bem! rs

      Beijo beijo

      Excluir
  2. Ficou ainda mais linda. O meu cabelo não é nem cacheado, nem liso. rs
    Minha irmã é cacheada, e acho muito lindo.
    http://tears-inthedark.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Jessica!

    Eu super apoio as meninas que resolvem assumir seus cabelos na forma natural ao invés de maltratá-los com química. Tem dias que a gente acorda com o cabelo ruim? Sim. Mas com cabelo liso ou cacheado, esses dias sempre vão deixar sua marca.

    Meu cabelo é liso/ondulado, sem forma definida, mas eu o amo do jeito que é. Passo longe de chapinhas, babyliss e o que quer que tente modificar meu cabelo. Já fiz luzes, mas só duas vezes mesmo, agora ele está todo natural <3

    Você ficou linda após a transição, sou muito mais o seu cabelo natural.

    Beijos,

    Natalia Leal
    http://www.paginas-encantadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu acho lindo, lindo cabelo cacheado ao natural, muito mais bonito que alisado. Você fez muito bem em assumir seus cachos, eles são lindos e deixam seu rosto muito bem emoldurado ^^ Beijos, Bruna. http://chanelfakeblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Seu cabelo é realmente lindo. E sim, você tem toda razão, nós devemos nos amar do jeito que Deus nos fez. O natural nunca sairá de moda!
    Beijinhos!

    http://viajandocomluiz.blogspot.com.br/2013/12/finalmente-ferias.html

    ResponderExcluir
  6. Que cachos são esses ..Babei hahaha!! Não usa nada em seu cabelo ele é lindo natural !

    Beijos ,

    www.dicaamigas.blogspot.com

    ResponderExcluir